Barulho de folha, verde e paz

04:03



Eu me lembro a primeira vez que fui lá. Era 2007 (ok, se não me falha a memória!), estava numa excursão da faculdade e me recordo como hoje a sensação que eu carregava em mim naquele dia. Cheia de sonhos, cheia de alegria, o olhar mais curioso que nunca, entrava ali acompanhada dos meus colegas da turma de Comunicação Social (Jornalismo). Tirava foto de tudo, ria feito besta!

Lembro até da roupa que eu usava: um jeans que eu amava (bem clarinho), meu tênis predileto e uma blusa dos jogos internos que carregava nas costas o meu apelido da época da escola. Era tudo muito meu. Anos depois ao retornar lá, já formada e agora com a missão de fazer uma reportagem, a mesma sensação enchia meu peito: de redescobrir! E agora, uma nova urgência: voltar lá e sentir um pouco do silêncio, a luz pouco agressiva chegando ao rosto, os raios de sol amortecidos ao atravessar as árvores. Umidade, sensação de se perder num lugar pequeno... O lugar é Chã do Jardim, em Areia, na Paraíba. Pertinho de Campina Grande, é um pedaço de paz super acessível.

Silêncio
Esqueça os parques lotados, o barulho dos carros passando nas ruas, o calor excessivo e o estresse! Ao entrar na Mata do Pau Ferro, tudo isso parece desaparecer como mágica sob uma densa cortina de árvores e sombras. Nesse lugar onde a natureza é prioridade, os visitantes ouvem apenas o canto dos pássaros, o roçar das folhas provocado pelo vento e – no período do Verão – uma sinfonia de cigarras.

Mesmo no período mais quente do ano é possível embarcar na mata através da Trilha do Cumbe e se surpreender ao encontrar temperaturas mais agradáveis. Um frio incapaz de congelar a alma mas suficientemente brando pra aquietar o juízo, sabe como é? As folhas que caem da grande quantidade de árvores acabam formando um tapete natural que no inverno pode ser bem escorregadio. É fofinho e eu adoro o barulho que resulta do encontro das folhas com os meus tênis.

Para os menos afoitos, a dica é usar roupas confortáveis e, se você não conhece a região, contar com a ajuda de um guia de turismo. Bateu a curiosidade para conhecer a mata? Então anota aí: esse espaço marcado por muito verde e trilhas fica na comunidade da Chã do Jardim, a aproximadamente 9km da cidade de Areia.



Como chegar 
Saindo de Campina Grande e seguindo pela PB-079, é possível ver as placas que sinalizam esse pequeno paraíso. Na Chã do Jardim é possível conferir também uma feirinha de produtos orgânicos, adquirir polpas de frutas feitas por moradores de lá e ainda participar de oficinas de artesanato. As visitações são gratuitas mas em caso de levar grandes grupos, recomenda-se fazer um agendamento com os guias locais através do telefone (83) 98826-8208 ou (83) 9998-2597. Nesse mesmo espaço os visitantes também pode experimentar um pouco da gastronomia do Brejo.

TEXTO: Ligia Coeli (adaptado de reportagem publicada na Revista Eventus)
FOTOS:  Diego Pontes

Veja também

0 comentários